Ingredientes:
Antes de mais nada, é necessário ter uma panela que possa ir ao forno. Pode ser uma panela de ferro ou Le Creuset (um sonho de consumo).
170 g de bacon
1 kg de carne em cubos de 5 cm (uso contra-filé ou maminha)
2 cenouras grandes
2 cebolas médias
2 colheres de sopa de farinha de trigo
3 xícaras de vinho tinto seco
2 xícaras de caldo de carne
1 colher de sopa de extrato de tomate
6 dentes de alho amassados
5 ramos de tomilho
2 folhas de louro
Sal e pimenta
Modo de preparo:
Primeiramente, pique o bacon e ferva em água por 10 minutos. Enquanto isso pré-aqueça o forno. Escorra a água e frite o bacon na panela que irá ao forno até dourar, retire da panela e reserve. Passe sal e pimenta nos cubos de carne e frite-os na gordura do bacon até que dourem bem. Após a fritura, retire a carne e reserve junto ao bacon. Corte as cenouras em rodelas e frite junto com as cebolas picadas na mesma panela. Após estarem douradas, devolva à panela a carne e o bacon. Com o auxílio de uma peneira, salpique a farinha de trigo por cima, cubra a panela e leve ao forno (fogo médio) por cerca de 6 minutos. Retire a panela do forno, acrescente o vinho, o caldo de carne dissolvido em água, os ramos de tomilho, o louro, o alho e o extrato de tomate. Deixe ferver, tampe a panele e retorne-a ao forno (fogo baixo).
Ela deve permanecer no forno por cerca de 2 horas, entretanto este tempo depende de cada forno. Por este mesmo tempo já me aconteceu de ou evaporar de mais ou de menos. Para evitar qualquer problema, aconselho espiar após 1h30min e ver se o molho ainda está muito ralo e a carne macia. Caso fique pouco consistente, deixe ferver no fogão com a panela destampada até que fique mais espesso (tal como um molho madeira). Deve-se ajustar o sal no final.
Entre os acompanhamentos estão cogumelos frescos e batatas. Bon appétit!