sábado, 23 de julho de 2011

Acompanhamentos para o fondue de queijo

Para os dias frios, nada melhor que um fondue para repor as energias e confraternizar com amigos, familiares ou a dois. Houve tempos em que o fondue era restrito àquelas poucas pessoas que possuíam um conjunto apropriado. Com o passar dos anos, no entanto, tudo ficou mais acessível e não é raro hoje alguém que tenha um kit completo em sua casa. O bacana deste prato é ser criativo na hora de escolher o que espetar no garfinho e mergulhar no queijo – uma opção que nem sempre os restaurantes tradicionais oferecem. É comum ir a um rodízio de fondue onde primeiro é servido apenas o queijo com pão e batatinhas e depois que estes são retirados é servido o de carne (frita na chapa) com diferentes molhos: rosé, mostarda, pesto, barbicue, tártaro, alho, etc.

Desfrutando da liberdade de nosso lar, sugerimos os seguintes acompanhamentos:

Pão

Tradicionalíssimo, embora acabe como coadjuvante. Escolha um pão que seja firme, como o pão italiano.

Batatas noisette

Estas batatinhas crocantes são perfeitas para o fondue. Você pode comprar um pacote com as batatas noisette congeladas e optar por assá-las ou fritá-las. Ficamos com a primeira opção: assamos no forno por 20 minutos a 220˚ C.

Linguicinha calabresa frita no vinho

Corte pequenos pedaços (mas não finos demais, sempre lembrando na hora de espetar), ponha numa frigideira e leve ao fogo. Espere que a maior parte da gordura derreta (retire o excesso se necessário) e adicione um copo de vinho tinto. Baixe o fogo e espere que todo o vinho evapore.

Brócolis e/ou couve-flor

Corte várias “arvorezinhas” e, em um prato raso, derrame um pouco de água e ponha o brócolis/couve-flor por cima. Cubra com outro prato raso e ponha no microondas por 1 minuto para cozinhar no vapor. É importante que não fique cozido demais para facilitar na hora de espetar.

Cenoura

Há para vender em alguns supermercados (ex. Bourbon) cenouras em formato de bolinhas, ideais para o fondue. Mas o que sai mais barato é picar pequenos pedaços de uma cenoura inteira, dando preferência para as mais finas. Prepare da mesma forma que o brócolis e a couve-flor.

Carne

Pique pequenos pedaços de carne (filé, alcatra...) como um strogonoff. Eu costumo fritar com um pouco de cebola e alho picados, temperando com sal e pimenta. No fim adiciono um pouco de cominho e/ou coentro e shoyu e/ou molho inglês. Sugestão: espete um tomate seco junto com a carne.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Carbonara

Este clássico italiano possui várias versões. Já fui à busca da receita mais original possível, mas, aparentemente, na própria Itália há variações. Há quem use somente as gemas do ovo, há quem use as claras também. Existem receitas que levam leite, outras não. Após várias experiências, eis que cheguei à seguinte receita:


Ingredientes:
- 1 pacote de massa Spaghetti 500 g
- 3 ovos grandes (ou 4 pequenos)
- 200 g de queijo parmesão fresco
- 180 g bacon
- 1 dente de alho
- 2 colheres de sopa de creme de leite ou nata
Importante: invista em uma massa de qualidade (ex. Barilla), ela precisa ficar al dente e bem solta, do contrário poderá frustrar as expectativas. Use queijo parmesão fresco, ou seja, o pedaço inteiro do queijo e não o que já vem ralado em saquinho. Ele precisa derreter e se misturar à massa e isto não será possível se ele não for ralado na hora.

Modo de fazer:
Rale o queijo parmesão e reserve. Use o ralador fino. Bata os ovos, tanto a gema quanto a clara, manualmente, até que fique uma mistura homogênea. Pique o bacon e frite com um pouco de alho até derreter a gordura e depois acrescente de duas a três colheres de sopa de vinho (de preferência branco). Ponha em fogo baixo e espere que evapore totalmente. O que vem daqui pra frente depende do gosto de cada um. Eu sempre acrescento um pouco de molho shoyu ao bacon (apenas uma colher de sopa). Faço isso porque, devido aos ovos e creme de leite, a carbonara pode ficar um pouco sem sal. Mas como isso é particular de cada um, quem é mais sensível ao sal pode pular esta etapa. De qualquer forma, o toque de shoyu é uma boa solução, pois não interferirá no sabor final do prato, ou seja, ficará imperceptível.


Após estes preparativos, pode-se pôr a massa para cozinhar. É importante que tudo esteja pronto para a hora de escorrer a massa. Este é o diferencial da carbonara: não é feito um molho antes, e sim na hora que a massa fica pronta. É o próprio macarrão quente que irá cozinhar o ovo batido e derreter o queijo. Portanto é necessário agilidade e rapidez quando chegar a hora (eu sempre peço ajuda).

Enquanto cozinha a massa, em um recipiente (eu já uso o que vou servir na mesa, por praticidade) ponha os ovos batidos e o queijo ralado. Já separe o creme de leite e deixe por perto. Há quem opte por não usá-lo, mas eu gosto porque ele faz uma “liga” com o queijo.Quando a massa estiver pronta (e esta é a parte que peço ajuda), despeje-a toda por cima dos ovos e do queijo e misture tudo rapidamente com a ajuda de um garfo e uma colher. Prontamente, acrescente as duas colheres de creme de leite e misture bem. Feito isto, é só acrescentar o bacon. Pronto! Agora é só servir e se deliciar.

domingo, 10 de julho de 2011

Bruschetta

Muitas vezes, as entradas são pouco exploradas, especialmente na corrida do dia-a-dia. Como nem sempre há tempo de preparar um antepasto, uma boa sugestão é transformá-lo em lanche. No caso, sugerimos bruschetta (com algumas adaptações da original) no lugar de uma simples torrada (misto quente para os não-gaúchos).

Ingredientes:

- algumas fatias de pão à sua escolha;
- tomate fatiado (de preferência o italiano, pois é mais "carnudo");
- algumas fatias de queijo;
- algumas fatias de lombo de porco defumado;
- molho de tomate;
- manjericão;
- 1/2 cebola;
- um dente de alho;
- azeite de oliva.

Modo de fazer:

Primeiro, frite a cebola e o alho por alguns minutos até dourar. Baixe o fogo e adicione água apenas o suficiente para cobrir o fundo da panela, deixando cozinhar até que a cebola fique transparente e a água evapore. Antes de começar o preparo das bruschette, não se esqueça de pré-aquecer o forno. Depois, é só pegar o pão, passar uma colherada do molho, adicionar um pouco da cebola e alho fritos, as fatias de lombo, queijo, as rodelas de tomate e folhas de manjericão. Leve ao forno por cerca de 15 min a 210ºC. Na hora de ir à mesa, uma regada de azeite de oliva dá o toque final.