domingo, 22 de agosto de 2010

Chá de mate gelado


Bom, esse chá é uma verdadeira tradição na família e um sucesso com direito a fã clube entre os amigos. O problema é que não tem nada de mais e pelo jeito todo mundo que conheço é meio tapado, porque não conseguem fazer sozinhos, hehe.

- 2 colheres de sopa de chá mate moído e torrado (marcas Leão ou Real)
- 4 colheres de sopa de açúcar (costumo fazer com o cristal. Com o refinado talvez a medida seja outra)

Ferver um pouco de água e despejar dentro de uma xícara com o chá. Cobrir e deixar curtir por pelo menos uns 10 minutos. Passado esse tempo, coar o chá e despejar em uma jarra de dois litros (é importante que seja de dois litros, ou então tem que recalcular as coisas). Completar com água gelada, colocar o açúcar. Mexer bem e tá pronto.

Existem algumas outras versões, como bater tudo no liquidificador para criar espuma. Não sou muito adepto dessa técnica, já que o resultado fica parecendo aquela gosma grudada em junco em beira de lagoa. Interessante é colocar uma fatia de limão (estrategicamente posicionado na foto) dentro do copo, para dar um charme fajuto e variar um pouco.

Um comentário:

  1. Gostaria de afirmar que esse chá realmente é uma deliciosa bebida e faço parte do tal clube de fãs que o Eduardo comentou. Já tentei fazer o chá várias vezes e cada vez que faço utilizo alguma estratégia mais refinada, mas não sai igual ao dos criadores mor. Não me considero uma tapada, viu Eduardo?... Mas ainda acredito que tu não deva ter aberto totalmente o jogo em relação a receita original. Pensei que lendo esse post conseguiria adquirir toda a sabedoria suficiente para entrar no mundo seleto das pessoas que sabem fazer o chá mate dos Nozari Araújo.
    Pessoal, leiam a receita façam e comparem. Está lançado o desafio do chá.
    Beijos.

    ResponderExcluir