sexta-feira, 6 de abril de 2012

Salmão grelhado


Pois é, meus caros, mais um salmãozinho. Quem me conhece sabe que não sou nem um pouco chegado em coisas vindas do mar, mas nessa sexta-feira santa resolvi ceder um pouco às pressões familiares, baixar a guarda no ateísmo e fazer um peixe. Foi assim que grelhei um salmão.

- Cerca de 1kg de filé de salmão
- Azeite de oliva
- Alecrim
- Sal
- Pimenta preta moída
- Limões


Como não gosto muito de peixe, não sei bem quais as alternativas para se comprar salmão. No meu caso, comprei ele congelado, numa peça única, com 1,2kg. O preparo foi simples: após descongelado, cortei o filé do Salomão em uns 5 pedaços, de forma que cada um ficasse mais ou menos do tamanho de um bife. Sal em ambos os lados, pimentinha (se lhe aprouver), umas folhinhas de alecrim picadas e azeite de oliva pra dar aquela besuntada.

Os pedaços do animal
de guelras na grelha
Na grelha, com o fogo baixo, quase só em brasa, coloque os pedaços do salmão virados com as escamas para baixo. Ele vai começar a cozinhar de baixo para cima e é bom esperar alguns muitos minutos antes de virar, pois senão ele se desmancha, aquela casca gruda nos ferrinhos da grelha e é um problemão. Esse tempo, claro, depende de quão forte está o seu fogo. No meu caso acho que foi cerca de meia hora. Fui testar com um pegador e, quando senti que o lado das escamas estava bem assado, crocante, virei as postas de costas (Rá!). Como o peixe estava já quase todo assado, essa segunda parte serviu mais para dar uma tostada e defumada no outro lado, mas, de qualquer forma, é uma parte fundamental.

Feito isso, vamos para o molho, já que na grelha o salmão fica um pouco seco. Molho na verdade é maneira de dizer, de tão simplório. Derreta 2/4 (quantia vulgarmente conhecida como "metade") de uma barra de manteiga em fogo baixo e acrescente algumas alcaparras. Regue os pedaços de peixe com esse molhinho, coloque por cima um pouco de cebolinha e salsinha picadas e também um pouco de suco limão. Feito carreto!

P.s.: 1,2kg de salmão rende para 3 ou 4 pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário