sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Boeuf Bourguignon

Este prato francês originário da Borgonha ficou famoso com o filme Julie & Julia, que retrata a vida da chef Julia Child. Ao pesquisar por esta receita, deparei-me com inúmeras versões. Trata-se de um prato trabalhoso que requer um bom tempo para seu preparo. Apresento uma versão inspirada na da Julia Child em seu Mastering the Art of French Cooking, porém um pouco mais simples.



Ingredientes:

Antes de mais nada, é necessário ter uma panela que possa ir ao forno. Pode ser uma panela de ferro ou Le Creuset (um sonho de consumo).

170 g de bacon
1 kg de carne em cubos de 5 cm (uso contra-filé ou maminha)
2 cenouras grandes
2 cebolas médias
2 colheres de sopa de farinha de trigo
3 xícaras de vinho tinto seco
2 xícaras de caldo de carne
1 colher de sopa de extrato de tomate
6 dentes de alho amassados
5 ramos de tomilho
2 folhas de louro
Sal e pimenta

Modo de preparo:

Primeiramente, pique o bacon e ferva em água por 10 minutos. Enquanto isso pré-aqueça o forno. Escorra a água e frite o bacon na panela que irá ao forno até dourar, retire da panela e reserve. Passe sal e pimenta nos cubos de carne e frite-os na gordura do bacon até que dourem bem. Após a fritura, retire a carne e reserve junto ao bacon. Corte as cenouras em rodelas e frite junto com as cebolas picadas na mesma panela. Após estarem douradas, devolva à panela a carne e o bacon. Com o auxílio de uma peneira, salpique a farinha de trigo por cima, cubra a panela e leve ao forno (fogo médio) por cerca de 6 minutos. Retire a panela do forno, acrescente o vinho, o caldo de carne dissolvido em água, os ramos de tomilho, o louro, o alho e o extrato de tomate. Deixe ferver, tampe a panele e retorne-a ao forno (fogo baixo).

Ela deve permanecer no forno por cerca de 2 horas, entretanto este tempo depende de cada forno. Por este mesmo tempo já me aconteceu de ou evaporar de mais ou de menos. Para evitar qualquer problema, aconselho espiar após 1h30min e ver se o molho ainda está muito ralo e a carne macia. Caso fique pouco consistente, deixe ferver no fogão com a panela destampada até que fique mais espesso (tal como um molho madeira). Deve-se ajustar o sal no final.

Entre os acompanhamentos estão cogumelos frescos e batatas. Bon appétit!


quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Zabaione


O zabaione, ou zabaglione, é uma sobremesa italiana rica em sabor à base de gemas e vinho Marsala - vinho produzido na cidade de mesmo nome na Sicília. O Marsala é um vinho fortificado, tal como o vinho do Porto. Pode ser um pouco difícil de encontrá-lo, mas para quem é do RS pode achá-lo no Mercado Público de Porto Alegre, na banca de vinhos.

Ingredientes:

6 gemas
1 colher de chá de raspas de limão
1 colher de chá de
canela em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
1/3 de copo de açúcar
3/4 de copo de vinho Marsala
2 potes de creme de leite (nata), 200 g cada

Modo de preparo:

Numa tigela, misture todos os ingredientes acima, exceto a nata, deixando para colocar o vinho por último e aos poucos, mexendo com um batedor de ovos. Depois que todo o vinho for colocado, leve a tigela ao fogo, numa espécie de banho-maria por 10 a 15 minutos, mexendo sempre com o batedor de ovos. Detalhe importante da receita: a tigela não pode encostar na água e esta não pode ferver.



Depois disso, deixe esfriar e coloque a mistura na geladeira. Quando estiver gelado, misture 2 potes de nata e bata com o batedor de ovos até engrossar e ficar com uma consistência de uma mousse. Levar novamente à geladeira por algumas horas para gelar e está pronto para servir. Rende 10 porções bem servidas.



Dica:
pode-se escolher uma fruta para acompanhar, tal como uma cereja (foto), morangos, framboesa, amoras, etc.