A inspiração veio do Outback, mas o acompanhamento é bastante original: batatas esmagadas. Claro que os dois pratos podem ser servidos separados, ou até combinados a outros sem configurar adultério, mas ficam especialmente saborosos juntos.
A costelinha
1 kg de costelinha de porco
2 dentes de alho
Alecrim
Sálvia
Manjericão
Manjerona
Sal e pimenta do reino
Salgue a costelinha, dando um toque de pimenta. Envolva-a com folhas de alecrim, sálvia, manjericão e manjerona, distribuindo o alho picado por cima. Leve ao forno até que asse bem.
O molho
1/2 cebola média
2 dentes grandes de alho
140 g de extrato de tomate
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de catchup Ribs
1/2 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de vinho branco demi-sec
1 colher de sopa rasa de suco de limão
Sal a gosto
Pique as cebolas e o alho e frite-os até dourar. Em fogo baixo, adicione um pouco de água apenas o suficiente para cobrir o fundo da panela, deixando cozinhar até que a cebola fique transparente. Adicione o extrato de tomate, o vinho branco e o molho inglês. Deixe ferver por alguns instantes, permitindo a evaporação do vinho. Acrescente o suco de limão, a mostarda, o catchup e misture bem. Por fim, adicione o mel e está pronto!
As batatas
Não deve existir algo mais versátil na cozinha que uma batata. Pode-se fazer gato e sapato dela: cozinhar, assar, fritar, gratinar, saltear, rechear. Além disso, este tubérculo possui várias cidadanias: suíça, inglesa, francesa...E, como se não bastasse, ainda pode vir na forma de bolinho, purê, chips e palha. E agora, no nosso caso, esmagadas. Eis a receita:
De 6 a 8 batatas médias
Algumas fatias de bacon
6 galhos de alecrim
1/3 de um tablete de manteiga
10 dentes de alho
Azeite de oliva
Sal
Cozinhe as batatas com casca e tudo, até que se possa espetá-las facilmente com um garfo, cuidando para que não fiquem cozidas demais. Escorra a água, enrole as batatas em um pano de prato limpo e esmague-as com as mãos, para que se despedacem em pedaços grosseiros (e não como um purê).
Em uma frigideira grande, coloque metade da quantidade de manteiga e adicione as batatas. Adicione também o bacon em fatias, espalhando-os pela frigideira, bem como os dentes de alho inteiros, com casca. Acrescente duas colheres de chá de sal e vá mexendo para que as batatas gratinem por igual. Adicione as folhas dos galhos de alecrim e, quando necessário, regue com um pouco de azeite de oliva para não ressecar o fundo da frigideira. Este processo é um pouco demorado, visto que é necessário esperar que o alho amoleça para que fique com sabor suave. Antes de servir, acrescente o restante da manteiga e misture para que derreta.