terça-feira, 30 de agosto de 2011

Costelinha de porco com molho barbecue e batatas


A inspiração veio do Outback, mas o acompanhamento é bastante original: batatas esmagadas. Claro que os dois pratos podem ser servidos separados, ou até combinados a outros sem configurar adultério, mas ficam especialmente saborosos juntos.

A costelinha

1 kg de costelinha de porco
2 dentes de alho
Alecrim
Sálvia
Manjericão
Manjerona
Sal e pimenta do reino

Salgue a costelinha, dando um toque de pimenta. Envolva-a com folhas de alecrim, sálvia, manjericão e manjerona, distribuindo o alho picado por cima. Leve ao forno até que asse bem.

O molho

1/2 cebola média
2 dentes grandes de alho
140 g de extrato de tomate
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de catchup Ribs
1/2 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de vinho branco demi-sec
1 colher de sopa rasa de suco de limão
Sal a gosto

Pique as cebolas e o alho e frite-os até dourar. Em fogo baixo, adicione um pouco de água apenas o suficiente para cobrir o fundo da panela, deixando cozinhar até que a cebola fique transparente. Adicione o extrato de tomate, o vinho branco e o molho inglês. Deixe ferver por alguns instantes, permitindo a evaporação do vinho. Acrescente o suco de limão, a mostarda, o catchup e misture bem. Por fim, adicione o mel e está pronto!

As batatas

Não deve existir algo mais versátil na cozinha que uma batata. Pode-se fazer gato e sapato dela: cozinhar, assar, fritar, gratinar, saltear, rechear. Além disso, este tubérculo possui várias cidadanias: suíça, inglesa, francesa...E, como se não bastasse, ainda pode vir na forma de bolinho, purê, chips e palha. E agora, no nosso caso, esmagadas. Eis a receita:

De 6 a 8 batatas médias
Algumas fatias de bacon
6 galhos de alecrim
1/3 de um tablete de manteiga
10 dentes de alho
Azeite de oliva
Sal


Cozinhe as batatas com casca e tudo, até que se possa espetá-las facilmente com um garfo, cuidando para que não fiquem cozidas demais. Escorra a água, enrole as batatas em um pano de prato limpo e esmague-as com as mãos, para que se despedacem em pedaços grosseiros (e não como um purê).
Em uma frigideira grande, coloque metade da quantidade de manteiga e adicione as batatas. Adicione também o bacon em fatias, espalhando-os pela frigideira, bem como os dentes de alho inteiros, com casca. Acrescente duas colheres de chá de sal e vá mexendo para que as batatas gratinem por igual. Adicione as folhas dos galhos de alecrim e, quando necessário, regue com um pouco de azeite de oliva para não ressecar o fundo da frigideira. Este processo é um pouco demorado, visto que é necessário esperar que o alho amoleça para que fique com sabor suave. Antes de servir, acrescente o restante da manteiga e misture para que derreta.

domingo, 7 de agosto de 2011

Hambúrgueres

"Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim". Que apreciador do Big Mac já não pensou em como seria bom fazer o sanduíche em casa, no conforto do lar e longe dos preços exorbitantes do McDonalds? Eu confesso que já tentei algumas vezes, todas sem sucesso. Sendo assim, parti para outra receita, pois melhor inventar algo novo do que fazer cópia mal feita. Meu hambúrguer na verdade é bem simples, sem segredos, mas dá um bom lanche. Segue:


- 4 bifes de hambúrguer congelados sabor churrasco
- 4 pães de hambúrguer com gergelim
- Queijo cheddar fatiado
- Bacon em fatias
- Tomate
- Alface americana
- 1/2 cebola pequena
- Açúcar cristal
- Sal
- Vinagre de álcool
- Molho tártaro
- Mostarda
- Catchup Ribs ou algum outro que tenha sabor defumado.




Prólogo:
Antes de tudo, a cebola. Pelo menos algumas horas antes de preparar os hambúrgueres (um dia antes é o ideal), corte a cebola em tiras fininhas e coloque em uma tigela. Adicione 10 colheres de sopa de açúcar, 1/2 colher de sopa de sal, o quanto baste de vinagre para cobrir tudo e então mais uma xícara de água. Tampe e reserve na geladeira.

Desenvolvimento:
Em uma frigideira bem quente, sem óleo, coloque para fritar os hambúrgueres ainda congelados. Cerca de 3 minutos de cada lado devem bastar (a carne está no ponto quando começa a dar uma leve queimadinha). Simultaneamente, coloque para assar no forno, em fogo alto, 8 ou 10 tirinhas do bacon fatiado. Feito isso, é só montar. Corte o pão ao meio e passe o molho tártaro nas duas metades. Disponha um hambúrguer sobre a fatia de baixo do pão, seguido de duas fatias do cheddar e duas tirinhas de bacon. Agora é a vez da cebola, cuja quantidade vai de acordo com o gosto de cada um, e então algumas gotinhas de mostarda e de catchup. Cubra com a outra metade do pão e leve ao forno, em fogo médio alto, por mais 5 minutos (se o tempo - e a fome - estiver urgindo dá para usar o microondas, mas o pão vai ficar molenga). Feito isso, retire os sanduíches do forno, abra-os novamente e finalize com uma fatia fina de tomate e uma folha de alface, rasgada. "Tampe" mais uma vez, and voilá!