domingo, 22 de agosto de 2010

Chá de mate gelado


Bom, esse chá é uma verdadeira tradição na família e um sucesso com direito a fã clube entre os amigos. O problema é que não tem nada de mais e pelo jeito todo mundo que conheço é meio tapado, porque não conseguem fazer sozinhos, hehe.

- 2 colheres de sopa de chá mate moído e torrado (marcas Leão ou Real)
- 4 colheres de sopa de açúcar (costumo fazer com o cristal. Com o refinado talvez a medida seja outra)

Ferver um pouco de água e despejar dentro de uma xícara com o chá. Cobrir e deixar curtir por pelo menos uns 10 minutos. Passado esse tempo, coar o chá e despejar em uma jarra de dois litros (é importante que seja de dois litros, ou então tem que recalcular as coisas). Completar com água gelada, colocar o açúcar. Mexer bem e tá pronto.

Existem algumas outras versões, como bater tudo no liquidificador para criar espuma. Não sou muito adepto dessa técnica, já que o resultado fica parecendo aquela gosma grudada em junco em beira de lagoa. Interessante é colocar uma fatia de limão (estrategicamente posicionado na foto) dentro do copo, para dar um charme fajuto e variar um pouco.

sábado, 21 de agosto de 2010

Pizza de filé de porco com champignon


Para inaugurar o blog nada mais criativo que uma pizza. A parte da massa me foi passada, mas o recheio é original (e inventado na hora inclusive). Pois então:

Massa
- 500g de farinha de trigo
- 10g de fermento biológico
- 1 pouco de sal
- 1 ovo
- 1 xícara de água morna

O preparo não tem mistério: primeiro mistura o fermento, o ovo, o sal e um pouco de farinha. Depois vai acrescentando mais farinha e a água, para dar o ponto. É bom sovar bastante (fiquei nessa função por meia hora ou mais) e depois deixar a massa crescer por mais 30 minutos. Para abrir, um rolo é bem vindo, mas nesse caso o instrumento foi uma garrafa.

Recheio
- 1 pacote de filé de porco temperado (tem pronto no mercado)
- Ervas (manjericão, alecrim, sálvia, manjerona, etc.)
- Molho de tomate
- Mussarela
- Queijo processado
- Azeite de oliva
- 1 vidro ou saquinho de champignons

Picar a carne em pedaços não muito pequenos (cubos com 1,5cm de lado são um bom tamanho) e temperar com as ervas em uma vasilha. Esfregar bastante. Enquanto isso já dar para ir aquecendo uma panela com um fio de azeite de oliva. Fritar a carne bastante. Como se trata de porco, é bom garantir que já está bem cozido antes mesmo de ir pro forno. Paralelamente, cobrir a massa já na forma com uma camada fina de molho de tomate e então com mussarela. A carne vem em seguida e por cima dela o queijo processado. Por último, os champignons fatiados. No forno, de 15 a 30 minutos, em fogo médio e em alto mais no final, para dar uma tostadinha. E é isso! 

P.S.: a foto dessa vez foi de celular, mas tentaremos estar mais preparados nos próximos posts.