domingo, 19 de dezembro de 2010

Tomates secos

O tomate seco talvez seja a iguaria que primeiro despertou o meu lado gastronômico-curioso. Ainda "piá", lembro de ter tentado secar, em vão, alguns tomates no forno e de, na sequência, flambar involuntariamente uma fatia do fruto na frigideira. Com o tempo, renascidos os cabelos chamuscados, o amadurecimento fez com que passasse a pensar o lógico frente a um desafio na cozinha: pedir ajuda ao Google. A receita a seguir é uma mistura de várias outras que existem por aí na internet, com um toque Nozari de ser.

Ingredientes:

- 2kg de tomates italianos
- Sal
- Açúcar
- Orégano
- Pimenta do reino em pó
- Azeite de oliva extra-virgem
- Alho
- Manjericão e louro

Cortar os tomates ao meio ("verticalmente") e tirar todo aquele miolo gosmento e cheio de sementes. Depois de dispor todos eles com a casca para baixo em uma forma, preparar uma mistura de duas partes de açúcar para uma de sal, com um pouco de orégano e pimenta, e espalhar por sobre os tomates. Além de temperar, isso ajuda a desidratar. Feito isso, algumas vertentes:

Secar no sol: nunca vi dar certo. Acho que seriam necessários vários dias a fio de tempo bom e temperaturas infernais.

Secar no forno microondas: funciona. Cerca de 40 minutos em potência de uns 80% desidratam direitinho, mas os tomates ficam deveras murchos e sem graça. É rápido, claro, mas sem dúvida o resultado não fica melhor do que...

Secar no forno a gás: é ótimo, mas requer paciência. Para ficarem secos e com a consistência na medida certa os tomates precisam ficar cerca de 6 horas em fogo bem baixo e com a porta do forno entreaberta. Ao longo desse tempo todo é bom ir virando os tomates de vez em quando, para que o líquido escorra, e polvilhar mais um pouco da mistura de sal e açúcar.

Saídos do forno e já friozinhos os tomates devem ser acondicionados em um pote de vidro (devidamente escaldado com água quente e etc...) junto com um dente de alho picado, folhas de manjericão, louro e mais um pouco de orégano. Feito isso é só completar o pote com azeite de oliva, cuidando para que não fiquem bolsas de ar entre os tomates. Após pelo menos algumas horas na conserva, bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário